Não basta apenas o atleta ter talento, conhecimento técnico, uma ótima preparação física e tática, dispor de todos os equipamentos e toda a infraestrutura necessária, receber cuidados nutricionais e fisiológicos, se elas esbarram em obstáculos e resistências que ficam subjacentes a compreensão e percepção do atleta, por exemplo, as suas crenças e a sua autoimagem, impedindo-o de alcançar os efetivos resultados esperados.


Para um atleta ou uma equipe alcançar seu melhor rendimento, depende do fator psicológico o que raramente é contemplado nos programas de treino. É necessário entender que o treinamento de competências psicológicas é um programa que mapeia e identifica o perfil do atleta, analisa, ensina e treina estas competências cognitivas, mentais ou emocionais que estão relacionadas ao rendimento esportivo. Assim como as habilidades físicas, as habilidades psicológicas precisam ser treinadas regularmente para que um atleta as domine e possa se beneficiar de todo seu potencial.


O treinamento psicológico é a prática das habilidades mentais (como autoconfiança, motivação, controle emocional, comunicação e concentração) que ajudam atletas a atingir bem-estar e alto rendimento. Atletas mais confiantes, mais motivados, que se comunicam melhor e que são mais concentrados lidam melhor com estresse, se lesionam menos e têm uma melhor relação com companheiros de equipe e técnicos.

Por isso, atletas que dominam essas habilidades têm um melhor bem-estar e também um melhor desempenho em competições e treinos.

Objetivos

Contribuir na formação e desenvolvimento integral de atletas e equipes do ponto de vista comportamental, cognitivo e mental, para atingir o máximo da performance e do rendimento esportivo.

Apoiar os treinadores nos aspectos psicológicos

Gostaria de saber mais detalhes?

clique aqui